O Câncer de Mama no Alvo da Moda
28 anos de História
A Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” (Fashion Targets Breast Cancer) foi iniciada pelo estilista norte-americano Ralph Lauren. Sensibilizado pela luta de sua amiga Nina Hyde (editora de moda do jornal Washington Post) contra o câncer de mama, ele criou o logo do Alvo da Moda.
Oficialmente lançada em 1994 no New York Fashion Week sob gestão da Fundação do Conselho de Designers de Moda Americano (CFDA Foundation), que é o dono mundial da Marca. A Campanha expandiu para além dos EUA, atingindo países como Austrália, Canada, Chipre, Colômbia, Grécia, Inglaterra, Irlanda, Islândia, Portugal e Japão.
No Brasil, o IBCC é o licenciado exclusivo da marca. Os recursos arrecadados desde então ultrapassaram R$80 milhões de reais, e contribuíram para a ampliação do hospital, para a melhoria do atendimento aos pacientes através da aquisição de equipamentos, melhoria da capacitação médica, e para o aumento da pesquisa.
Desde o seu início no Brasil a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” foi logo acolhida pelo mundo da moda e das celebridades. Não faltou apoio. Ao contrário, a Campanha ganhou passarelas, ruas, espaços na mídia, eventos esportivos, etc. Circulou entre produtos dos mais variados segmentos e públicos. Mas a camiseta branca com o Alvo Azul foi o seu estandarte.
Para se ter uma ideia do alcance da causa nobre no Brasil, já na primeira edição a Campanha vendeu 418 mil camisetas e entrou para o livro dos recordes (Guiness Book Edição 1995). Isto porque a camiseta mais cara do mundo, com o autógrafo da apresentadora Xuxa, foi leiloada por R$ 81 mil. Este foi o primeiro dos recordes que seriam batidos em sua história.
O Alvo Azul não foi só estampado em camisetas, ele esteve presente em inúmeros produtos licenciados com a marca. Entre os diversos itens, sempre aliado com empresas que se identificam com a causa, o símbolo da luta contra o câncer de mama esteve presente em bonecas, tênis, roupas e itens esportivos, chinelos, cadernos e agendas.
Em 2024 a Campanha completa 28 anos de sucesso no Brasil.
Eventos —Eventos
O aumento da conscientização da população a respeito do câncer de mama é também um dos objetivos da Campanha, o que é feito através de materiais distribuídos em eventos e nas redes sociais, palestras, workshops, e outras iniciativas, além das parcerias com empresas e órgão de comunicação.
Dentre os eventos realizados para aumentar a visibilidade da Campanha, foram feitos desfiles em parceria com estilistas de moda, com o São Paulo Fashion Week, exposições de fotos, e também a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, que completou 21 anos em 2019 e teve em São Paulo sua 58ª edição. A Corrida já passou por 12 cidades brasileiras, contando com mais de 190 mil participantes.
Devido à Pandemia, a Corrida não foi realizada em 2021. Pretendemos voltar a realiza-la em 2022.
Parcerias —Parcerias
Em todos esses anos, a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” já teve mais de 100 parceiros e cerca de 250 produtos licenciados. As parcerias desenvolvidas com empresas dos mais variados segmentos tornaram-se cases de sucesso em vendas e geração de recursos para o crescimento do IBCC e meios de conscientização sobre o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo.
Buscamos parcerias com empresas que queiram, além de realizar uma ação de marketing e vendas ligada a uma Causa, se engajar na disseminação da conscientização contra o Câncer de Mama tanto externamente através da comunicação, quanto internamente para seus colaboradores e parceiros.
O CFDA —O CFDA
O CFDA (Council of Fashion Designers of America), Conselho dos Designers de Moda da América, é uma associação sem fins lucrativos, que conta com mais de 500 integrantes, incluindo os maiores designers de moda e acessórios dos EUA.
Fundado em 1962, algumas das metas da CFDA são: estabelecer e manter um código de ética e práticas de benefícios mútuos para a profissão e para as relações com o público e o comércio e promover melhorar o entendimento e apreciação do público pela moda, por meio de uma liderança em qualidade e gosto.
Além disso, existe uma outra vertente da associação: a Fundação CFDA, organização que arrecada verbas para iniciativas filantrópicas. Entre as ações filantrópicas de maior destaque está a campanha Fashion Targets Breast Cancer, O Câncer de Mama no Alvo da Moda. A CFDA Foundation é a detentora da marca e licenciou o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) em 1995 para desenvolver a Campanha no Brasil.
Para mais informações: www.cfda.com
TRANSPARÊNCIA -TRANSPARÊNCIA
Todos os recursos arrecadados pela Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” são destinados ao IBCC Oncologia. O resultado líquido da Campanha (recursos arrecadados menos os custos diretos) é utilizado no auxílio ao tratamento dos pacientes do SUS. Esse auxílio varia de acordo com as necessidades pontuais do hospital, e pode ser na compra de equipamentos, aumento ou melhoria das instalações do Hospital, treinamento, ou simplesmente para ajudar a equilibrar o fluxo de caixa mensal.
Em 28 anos de Campanha, já foram arrecadados
R$ 86 Milhões.
Esses recursos ajudaram na construção de uma nova ala do Hospital, na
compra de vários equipamentos, no treinamento de profissionais e na
pesquisa relacionada ao câncer de mama.
Em 2023 a Campanha arrecadou R$1,8 Milhões, contribuindo com o equivalente a 0,9% do custo do IBCC Oncologia com pacientes do SUS.
Veja abaixo nossos números de atendimentos realizados ao SUS em 2023: